project

É necessário o uso de epi para manuseio e operação deste equipamento bota, luva, oculos de proteção, protetor auricular, cinto e roupa adequada ao ambiente de trabalho.

Consulte as normas nr-12 e nr-18 para a operação deste equipamento
Utilizados para serviços externos em fachadas, tais como: pinturas, manutenções, revestimentos, entre outros serviços. São montados através de painéis constituídos de elementos tubulares soldados encaixados. O equipamento conta com peças com escadas acopladas, sendo necessário o uso de acessórios como: sapata, diagonais e barras de ligação, pisos, rodapés e guarda corpos.
Antes de sua utilização, é importante atentar-se nas normas NR-18, NR-35 e NBR 6494 para assegurar a montagem da torre quanto às normas de segurança, evitando acidentes.
A estrutura dos andaimes devem ser fixadas à construção por meio de amarração, as torres de andaimes sem amarração não podem exeder, em altura, 4 metros de altura. A FORTEQUIP especifica para este equipamento a capacidade de carga máxima de 250 kg/m, sendo realizado estaiamento de torre, sendo proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação.

Todas as torres devem ser devidamente ligadas entre si através a uma distância de dois metros ligados por diagonal em “x” (1,00 x 2,00) e barra de ligação.

O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, antiderrapante, ser nivelada e fixada de modo seguro e resistente. A subida de pessoas deverá ser feita na parte interna da torre, pois ela forma uma escada natural com pontos de apoio, localizados para oferecer segurança na subida e descida, lembrando que a utilização é especificamente para pessoas, materiais de pequeno porte, manutenção, pinturas, acabamentos e colocação de pastilhas ou similares.
Certifique-se de que os painéis e acessórios estão fixos no veículo de transporte, respeitando o limite de peso e volume do mesmo.