project

Na construção civil, utiliza-se o vibrador de imersão para adensamento de concreto, evitando-se bolhas de ar no interior dos moldes, garantindo a resistência, impermeabilização e durabilidade da mistura.

É necessário o uso de epi para manuseio e operação deste equipamento bota, luva, oculos de proteção, protetor auricular, cinto e roupa adequada ao ambiente de trabalho.

Consulte as normas nr-12 e nr-18 para a operação deste equipamento
Elétrico
-Os equipamentos com motores elétricos são fornecidas nas tensões de 220v (monofásica) ou 380v (trifásica) . Antes de ligar o equipamento, conecte o cabo de aterramento à malha existente na obra. Posteriormente, faça a conexão elétrica.
-Verifique se a rotação do motor estará no sentido horário.

Combustão
-Verifique o nível de combustível do motor, coloque a chave liga/desliga na posição “on”, coloque a alavanca do acelerador no meio, acione o afogador e abra o registro do combustível.
-Puxar punho de arranque da partida do motor
-Retorno a alavanca do afogador para a posição original depois de acionado o motor.
-Parar operação: reduza a velocidade para o mínimo, para o motor funcionar em marcha lenta, feche a válvula de combustível, deixe o motor desligar e mova o botão liga/desliga para a posição “off”
Nem sempre o vibrador começa a vibrar, assim que ligado. Pequenas pancadas com a Ponta do tubo darão inicio as vibrações. Deixe que o vibrador penetre no concreto pelo próprio peso.
- O concreto estará vibrado quando a superfície que rodeia o tubo ficar brilhante (nata) e não subirem mais bolhas de ar (10 a 15 segundos). Ao utilizar um tempo mais longo, poderá haver segregação do material e, conseqüentemente redução na resistência do concreto. Retire o vibrador lentamente, para evitar a formação de buracos no concreto. Não pare o motor antes de retirar o vibrador o do concreto.
- Vibre somente o concreto, não as ferragens ou as formas. Ao utilizar vibrador contra as ferragens ou formas, danificará os mesmos. Não use o vibrador como alavanca, nem como martelo.
- Vibre sistematicamente. Efetue penetrações verticais de 30 a 50 cm de profundidade a intervalos aproximados de 8 a 10 vezes o diâmetro do tubo do vibrador.
- Em caso de motor trifásico, verifique se, na ligação do equipamento, a rotação do motor está no sentido horário. Caso contrário, mude a posição dos cabos elétricos para ajustar.